quinta-feira

Cidadania, Voluntariado e Ética: bases para o terceiro setor e seu necessário desenvolvimento

por Renata de Freitas Martins - Advogada Ambientalista
Ressalta-se a importância crescente da participação de todos nós no voluntariado, como contribuição ao desenvolvimento benéfico de nossa sociedade, ambiente do qual todos somos e fazemos parte.

É de suma importância que o trabalho do terceiro setor continue e se fortaleça; que aqueles que se envolveram com o “Ano Internacional do Voluntariado” se engajem e unam forças com o terceiro setor; e que aqueles que apenas pelo modismo passageiro fizeram algo este ano, que ao menos se tornem cidadãos mais conscientes e exerçam alguns pequenos atos individuais, mas que se realizados por muitos, grandes resultados trarão.

A educação, o carinho, amor e consciência global também fazem parte do exercício da cidadania, e se praticados, começam a fazer um mundo melhor, tão buscado por todos nós.

Finalmente, não podemos deixar de citar aqui a ética que o voluntário deverá ter. Ser voluntário é um ato sério e que exige uma série de responsabilidades. Não se deve ser voluntário visando apenas ao bem pessoal, auto-promoção ou então se aproveitar de uma associação, mais tarde exercendo ato de total traição e de falta de ética, pleiteando reconhecimento de vínculo empregatício no judiciário, por exemplo.

Profissional que se dispõe a este tipo de atitude não merece nem ao menos ser chamado de profissional, sendo absurdamente anti-ético e não merecendo credibilidade alguma, ainda mais quando se trata de profissional fracamente qualificado, que comete erros grosseiros e tenta suprir essa carência profissional com a indústria da barganha na justiça do trabalho. Este tipo de pessoa merece ficar fora do mercado de trabalho e muito longe do terceiro setor, pois além de desqualificar suas profissões, deturpam o trabalho do terceiro setor e não possuem ideologia alguma e muito menos entendimento do que se trata trabalhos sérios e árduos, conseguindo apenas enxergar seu pequeno mundinho de sonhos.
SIM AO VOLUNTÁRIO

VOLUNTÁRIO CIDADÃO E ÉTICO!

------------------------------------------------------------------------
Bibliografia Consultada

- Folha de São Paulo. Especial- Folha Trainee- Profissão: Solidário. 18 de setembro de 1999.

- Martins, Renata de Freitas. Cidadania e Voluntariado in site Núcleo de Direito e Cidadania- FDSBC (www.nucleodireitocidadania.hpg.com.br)

- RITS - www.rits.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário